A Lua e o Feminino



Nós mulheres, andamos distraídas e esquecidas dos ciclos que regem o fluxo natural da vida. Esquecemos de olhar para o céu, de conectar com a Lua e reconhecer, que como as marés, somos regidas por sua grandiosa influência. A Lua influencia os ciclos de plantações e de colheitas, as águas dos rios e oceanos, o que este astro de nosso planeta não faria em nosso corpo que é formado de mais de 90% de água? Seria demasiada pretensão pensar que não recebemos sua poderosa influência em nossos ciclos pessoais.


A mulher também é regida por um micro ciclo lunar pessoal, conhecido como ciclo menstrual, aqui chamaremos esse Ciclo de Lua Pessoal. Esse conhecimento esta presente na cultura dos povos antigos, os nativos norte americanos chamavam o ciclo menstrual de “lua”, justamente por sua relação cíclica direta com a Lua Planetária, essa Lua Cósmica que rege os Ciclos Naturais de Vida em nosso planeta Terra. Se olharmos com mais atenção, esse Ciclo Lunar Pessoal se parece muito com o Ciclo Lunar Cósmico, que possui 4 etapas: Lua Nova, Crescente, Cheia e Minguante. Em nosso corpo, esse ciclo se manifesta na maturação do óvulo e pela ação hormonal de nossas glândulas endócrinas. Observando nosso óvulo, vemos que ele cresce, como uma Lua em nosso corpo. Poderíamos comparar seu crescimento com as fases da Lua.

O Ciclo Lunar Pessoal reproduz o que ocorre no macro cosmo externo, assim como a lua cósmica, tem em média 28 dias, isso não é uma coincidência, é um alinhamento natural, onde o micro cosmo de nosso corpo, se ajusta ao macro cosmo lunar. Cada fase do ciclo dura em média 7 dias, como as fases lunares, portanto alinhar o ciclo pessoal com o ciclo cósmico, não deveria parecer algo raro, ou estranho ao nosso corpo. Mas porque não costumamos pensar sobre isso? Porque sentimos que isso parece uma ideia estranha ou coisa de “bruxas”, de “naturalistas”? E seguimos ignorando essa realidade hormonal?

LUA PESSOAL